Análise – Bomber Crew para Nintendo Switch

0

Como já havíamos publicado, Bomber Crew está chegando ao Switch neste dia 10 de Julho. Nós da equipe Mundo Nintendo tivemos o grande prazer de poder testar o jogo em primeira mão e trazer nossa opinião e análise completa. Vamos nessa!

Bomber Crew é um jogo de simulação e estratégia desenvolvido pela Runner Duck e publicado pela Curve Digital. Seu principal objetivo no jogo, dentro de um avião bombardeiro inglês da Segunda Guerra, é selecionar um dos sete membros da equipe disponíveis e posicioná-lo dentro da aeronave conforme a necessidade da função a ser desempenhada, essa realocação do seu time dentro do avião pode fazer diferença entre completar sua missão ou perder tudo. No game há dois principais modos: Campanha e Desafio.

Desafios na Segunda Guerra

No modo Desafio seu objetivo é ir derrotando ondas de inimigos para adquirir pontuações até o “Game Over”. Neste modo em específico, você não tem uma base para voltar, por isso no mapa são disponibilizadas locais marcados de roxo para que você possa encher seu tanque, fazer reparos e recuperar vida e continuar o processo pelo ar.

Recrutamento e muita estratégia

Com sete membros na equipe, cada um têm sua função já pré-definida. Para recrutar um personagem, é importante que você esteja atento a todos os detalhes e habilidades de cada personagem, e qual será sua função na equipe. Por exemplo, para um mecânico ele deve ser rápido para se locomover dentro da aeronave, para que ele chegue e conserte os as falhas rapidamente. Para um atirador ele deve ter maior resistência, pois ele receberá diretamente a “ira” do inimigo. Desta forma, Bomber Crew oferece uma possibilidade de variantes que incentiva o jogador a adotar diversas estratégias dentro do game, que torna o game ainda mais interessante.

Personalização

Um dos pontos super positivos do game é sua customização. Devemos destacar que ela está excelente. Temos diversas opções de pinturas para a lataria, podendo até desenhar – sim, desenhar – seu símbolo. Há inclusão de novos equipamentos de combate ou de segurança para a aeronave e os membros da equipe. E isso é muito importante para você tenha sucesso nas missões.

De acordo o nível de cada personagem são liberadas novas habilidades primárias de acordo com sua função na equipe e também, secundárias que possibilitará seu personagem a ter outra função e que com certeza ajudará durante o jogo.

Na personalização de personagem você possui diversas variantes, podendo alterar características como: penteado, cor do cabelo; tipo e cor do olho; boca, cor da pele e gênero.

Hora da ação dentro do avião!

É dentro da sua aeronave que você vai passar maior parte do jogo, obviamente. Entretanto, fique atento que nem tudo é apontar e atirar. Inicialmente, seus personagens já estão posicionados em seus devidos lugares, mas pode ser necessário posicioná-lo em outros pontos conforme a necessidade da função a ser desempenhada. Isso é muito importante e ponto primordial do gameplay e sucesso da sua equipe nas fases.

Jogabilidade

Embora, talvez o game tenha exatamente esse objetivo, o jogo apresenta muitos detalhes em pouco tempo, o que pode deixar o jogador desorientado durante o inicio da jogatina frenética.

O jogo começa com um pequeno tutorial, já preparando o terreno. O tempo de aprendizado é bem curto. Então, logo que começa a primeira missão o jogador ainda está se familiarizando com a jogabilidade, e acredite ela é bem complicada para o primeiro momento. Após duas ou três missões, relativamente curtas, o nível de dificuldade das mesmas já aumenta, nos levando ao caso citado acima. Sentimos falta de um tutorial um pouco mais complexo com variantes das situações que poderemos enfrentar no futuro. Ou até mesmo uma melhoria no sistema de progressão de fases já seria interessante, evitando que alguns jogadores se sintam frustados, logo no início.

Ainda dentro do avião, há bastante o que fazer, como selecionar um membro da equipe, coordenar suas ações – que são únicas de cada personagem dependendo da sua função no avião, pegar munição e levar de volta para o atirador, procurar inimigos, e se direcionar no mapa. Aqui você depende muito da câmera, que praticamente destrói uma boa jogabilidade, o que poderia ser algo simples passa a ser frustrante quando você não consegue acompanhar a ação do jogo. Recomendamos que aumente a sensibilidade de mira nas opções.

Algumas coisas incomodam

O fato do jogo ter uma alta dependência com o movimento de câmera para tudo, é fácil se perder em comandos e desorientar-se durante a jogatina. Isso acontece pois você não controla seu avião. Para chegar a um devido lugar você deve posicionar a câmera e esperar que faça a leitura – veja a imagem para entender melhor, e assim funciona em basicamente tudo, desde marcar inimigos e objetivos até fazer manutenção.

Exemplo Prático: Quando tem inimigos chegando, você deve posicionar sua câmera para procurá-los, marcá-los e assim seus atiradores podem fazer o serviço. Enquanto isso acontece, seus motores começam a falhar, novamente modifique a câmera para ver dentro do avião, selecione o mecânico para consertar. Ao mesmo tempo um personagem precisa dos primeiros socorros, e mais inimigos chegam e você tem de marcá-los.

Mas não para por aí, se o seu objetivo mudar de posição, você terá que marcar o ponto para que sua aeronave seja redirecionada. Ficou confuso? Exatamente assim que sentimos dentro do jogo. Devo citar outra vez, você tem muitas ações em pouco tempo de resposta. Mas acredito que a intenção aqui é demonstrar o desespero por fazer tudo de uma vez enquanto é atacado.

Essa dependência de ficar “marcando” no mapa para chegar ao seu objetivo, se nada aparecer para marcar pode deixar você rumo por quase um minuto ou mais durante o jogo.  Quando chega a hora de pousar, se não reduzir os motores no momento certo, o avião dará uma volta enorme só para poder retornar à base e pousar outra vez.

Outro ponto que incomoda – pra não dizer irritante – são as “falas” dos personagens. Talvez a aplicação de balões seriam o suficiente, já que não temos dublagem no jogo.

Sistema de Clima Interessante

Os sistemas de Noite/Dia, e Clima realçam o ambiente e a sensação de estar dentro do jogo , junto com os personagens. Dependendo da sua altitude o personagem que toma conta do mapa pode ter problemas, já que terá nuvens e neblina para atrapalhar sua visão. Se você for muito alto, seus personagens ficarão com frio e podem perder estamina por isso. A atenção aos detalhes deixa o jogo bem ambientado, há música no estilo clássico da época.

Veredicto

Bomber Crew chega com uma proposta bem diferente. Sendo jogo agradável, com boa ambientação, com um sistema customização muito completo e que explora bastante o conceito estratégico de equipes. Entretanto, peca no aprimoramento de câmera, um sistema de progressão não otimizado que compromete jogadores com menos aptidão para entender a frenética jogabilidade dentro das missões. O game é indicado para jogadores casuais que gostam de uma boa estrategia e belos desafios.

70%
Bom
  • Nota
você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.