Análise – Hexologic para Nintendo Switch

Um excelente jogo de lógica, com um bom sistema gradual de fases para todos aprenderem e jogarem

0

Hexologic chegou ao Nintendo Switch graças a MythicOwl, com objetivo de trazer um grande treinamento do nosso cérebro graças as inspirações trazidas diretamente de jogos como Sudoku. Incorporando esse mesmo processo em um jogo de quebra-cabeça baseado em hexágonos.

Para quem não conhece a definição de Sudoku, basicamente é um jogo que parece um quebra-cabeça de números, com origem no Japão há mais de um milênio atrás com objetivo prático de estimular o raciocínio lógico-matemático e o pensamento estratégico. O jogo no começo pode parecer ser muito difícil, mas você vai ver que não é tão difícil assim, com o tempo a gente pega a prática e tudo fica mais fácil.

Um novo Sudoku

Vale lembrar que Hexologic, não é exatamente o Sudoku, mas podemos considerar sim uma variação do mesmo, sendo uma ótima opção para quem está pensando em adquirir um jogo com essa temática, que convenhamos é difícil de se encontrar em videogames.

Hexologic consegue trabalhar a jogabilidade de forma muito simples, mas não se engane você vai precisar quebrar a cabeça um pouco para pegar a lógica do jogo, ainda mais se você não for tão próximo do conceito adotado pelo game.

Na prática, você coloca pontos em hexágonos para que as linhas se somem ao número no final. Ao contrário do Sudoku, onde tudo está baseado em grades, o game altera esse padrão e usa uma modelo hexagonal em seu benefício o que cria um conceito diferente de quebra-cabeças que acaba sendo bem interessante para quem gosta de desafios e resoluções de problemas.

Processo gradual de aprendizado

Começando de maneira simples, a Hexologic faz um ótimo trabalho não apenas ensinando a você novas mecânicas de gameplay quando elas são apresentadas a você, mas também faz um grande trabalho de aumentar a dificuldade enquanto você joga. Antes de ter uma conclusão direta de Hexologic testamos outros jogos variantes do mesmo e a impressão que tivemos é que sempre esses quebra-cabeças partem do princípio que sabemos tudo. Obrigando o jogador a entender o conceito antes de iniciar e não oferecendo um cuidado interessante ao jogador em “explicar” o que deve fazer fases com maior dificuldades. Sabia que em Hexologic existe um cuidado muito grande em aumentar gradualmente a dificuldade.

Níveis de quebrar a cabeça!

Hexologic oferece 60 níveis em quatro áreas bem diferentes, cada um oferecendo desafios de forma bem criativa. Inicialmente o jogo oferece cerca de 20 níveis com uma mecânica padrão de jogo, principalmente para entendermos bem a lógica e captarmos a experiência e objetivo do game.

Entretanto, as mecânicas começam mais complicadas assim que avançamos. Encontrar hexágonos e hexágonos estáticos que alteram múltiplos hexágonos quando manipulados é um excelente teste para deixar o nosso cérebro na melhor forma. Ainda para aumentar essa dificuldade essas mecânicas acabam por ser alteradas e até misturadas dentro do conceito do jogo. Pode parecer um jogo um tanto assustador, mas saiba que, como dito anteriormente, o sistema de progressão de fases é muito bem construído e você só vai para outra fase quando conseguir dominar um padrão apresentado na fase anterior. Um jogo de conceito complexo mas que entrega de maneira simples uma jogatina de real aprendizado.

Vale lembrar que os últimos níveis são desafios bem, mas bem difíceis, inclusive foi por esse motivo que o própria análise aqui no site acabou saindo um pouco mais tarde. Gostaríamos de ver todas as experiências antes de concluirmos algo de fato. Se você gosta de desafios lógicos, esse é o seu jogo.

Visual bonito, mas o som…

Na parte visual e sonora o jogo é bom, mas depois de algum tempo jogando, a música mesmo sendo muito calma, acabou por ser repetitiva e tirava um pouco a concentração de quem pensava, ao ponto de tornar incomodo. Jogos como esse em níveis mais altos exigem uma concentração muito forte, e particularmente a música pode atrapalhar. Mas nada que desabilitar a música não solucionasse, não afetando a experiência final.

Uma experiência diferente e interessante

Quando recebemos para review o game, nossa equipe nunca tinha ouvido falar sobre esse tipo de jogo. Mas por foi causa dessa curiosidade que solicitamos uma chave para testa-lo. E a surpresa foi bem positiva. É o tipo de jogo que você só vai entender a experiência jogando. Para quem está cansado do padrão de jogos adotados na industria, adotando um formato mais casual, em pouco tempo de jogatina, ele se torna realmente interessante para quem gosta do gênero.

85%
Vale a pena

Veredito

Com preço excelente de apenas 3 dólares, visual bonito, jogabilidade bem acertada, e dificuldade que agrada, além de um formato interessante de aprendizado para quem nunca jogou esse tipo de jogo. Hexologic se mostra o melhor na pegada dos jogos de Sudoku, além de ser um belo exercício para a mente, além de ser acessível para todos.

  • Nota

*Jogo foi gentilmente cedido pela Outreach e MythicOwl.

você pode gostar também