Pode ter certeza que você, em algum momento, já se questionou a diferença entre as versões do famoso portátil da Nintendo. Temos siglas como 3DS, 3DS XL, depois o 2DS, na sequência temos outra sigla “New” nas versões mais novas e complicar ainda mais temos o New 2DS XL. (oi?)

Que incrível, super legal para confundir o cérebro e destruir a mente do consumidor.

Pensando nisso a Mundo Nintendo detalhou cada um, para tentar solucionar todas as dúvidas caso esteja querendo comprar ou simplesmente tem interesse em entender toda essa bagunça de siglas.

Criamos primeiramente um índice e listando toda a família 3DS e 2DS, por ordem de lançamento:

  1. Nintendo 3DS
  2. Nintendo 3DS XL
  3. Nintendo 2DS
  4. New Nintendo 3DS e 3DS XL
  5. New Nintendo 2DS XL

Nintendo 3DS – O original

O Nintendo 3DS foi oficialmente anunciado em 23 de março de 2010. Nessa data, a Nintendo apenas divulgou que esse seria o real sucessor do Nintendo DS e que mostraria imagens em 3D sem a necessidade de óculos especiais. Foi durante a E3 de 2010 que a Nintendo divulgou as primeiras imagens do aparelho.

Ele foi a primeira versão de toda essa linha, contendo o grande diferencial de “habilitar” o 3D sem óculos. Um dos grande questionamentos do aparelho na época foi o fato da Nintendo apostar em uma super portabilidade, por causa disso, em alguns momentos foi considerado um pouco desconfortável em sua na pegada, o que não oferecia um bom tempo de jogatina. Pensando nisso, anos depois a Nintendo pensou em um modelo maior, o 3DS XL.

Nintendo 3DS XL – Tela grande

O Nintendo 3DS XL, conhecido no Japão como Nintendo 3DS LL (não se perca), foi anunciado em 21 de junho de 2012 durante a Nintendo Direct e foi lançado em 19 de agosto de 2012 juntamente com o novo jogo New Super Mario Bros.


Basicamente podemos resumir esse modelo como o 3DS com tela maior. Ele não possui nenhuma característica extra e roda absolutamente todos os jogos do 3DS original, com ou sem 3D. Essa versãoe acabou solucionando o problema do conforto e pegada do controle, presente na primeira versão.

Nintendo 2DS – Mais barato

Nintendo 2DS é uma versão de baixo custo do 3DS. Lançado em 12 de Outubro de 2013 na América do Norte, Europa e na Austrália. Ele parte da família de consoles portáteis 3DS. Ou seja, roda todos jogos do 3DS original.

A estratégia por trás do 2DS é a ausência do efeito 3D, uma saída de som mais simples e uma única tela LCD, que agora reduz a possibilidade de quebrar, já que não temos a parte “dobrável” do console, assim como em outras versões.

De acordo com a Nintendo, o console foi desenvolvido com foco especialmente para crianças pequenas, o que poderia atrapalhar no desenvolvimento da visão.
Além disso, todo esse trabalho de reduz o custo do desenvolvimento e o que acaba oferecendo um valor mais em conta.

A era do “New”

“New” 3DS e “New” 3DS XL

Talvez o maior momento de dúvidas foi quando esse tal de “New” apareceu nas versões. Na prática, esse “New” significa versões dos Nintendo 3DS e 3DS XL mais fortes, tanto em processamento quanto em adicionais. Temos a lista abaixo:

  • Segundo analógico (chamado de C-Stick);
  • Dois botões extras traseiros (ZL e ZR, sendo que os antecessores só possuíam o L e o R);
  • Alteração da localização dos botões Select, Start, do inseridor de cartucho e do controle deslizante de volume;
  • Capas trocáveis (somente no New 3DS);
  • Suporte ao MicroSD e à tecnologia NFC (Para usar Amiibo);
  • Bateria de maior duração;
  • Velocidade maior de download;
  • Sistema 3D sem óculos aprimorado;
  • E alguns jogos exclusivos por causa de seu melhor processador.

Fica fácil de se confundir, não é mesmo? Vale lembrar que ainda sim, TODOS os jogos de Nintendo 3DS original e 3DS XL original, funcionam nos aparelhos com “New” na frente. Porém é importante citar existem alguns jogos exclusivos criados para o “New” como por exemplo, Xenoblade Chronicles.

“New” 2DS XL – Barato e poderoso


Agora começa a ficar mais fácil entender o motivo da Nintendo ter criado essa última versão, não é mesmo? Uma versão sem 3D, pois nem todos utilizam essa função, hardware poderoso e que funciona todos os jogos de 3DS até hoje e tudo isso com um menor custo de produção. O New Nintendo 2DS XL chegou nos Estados Unidos no dia 28 de julho custando US$ 149,99 (R$ 477). Por esse produto ser um lançamento, essa versão ainda é bem cara aqui no Brasil, e você vai encontrar por quase o mesmo preço que a versão New 3DS XL (com 3D). Então, ou vale esperar um pouco para pegar ou investir direto com 3D, mas certamente é a versão que mais vale a pena atualmente.

É ISSO. São tantas versões que fica fácil se perder no meio delas. Esperamos que tenha ficado um pouco mais claro e se possível, não deixe de compartilhar com os amigos. Dúvidas, deixe nos comentários que tentaremos responder da melhor forma possível. 🙂