Diferenças entre Nintendo 3DS, New 3DS, 2DS e New 2DS XL

10 7.221 Visualizações

7Pode ter certeza que você, em algum momento, já se questionou a diferença entre as versões do famoso portátil da Nintendo. Temos siglas como 3DS, 3DS XL, depois o 2DS, na sequência temos outra sigla “New” nas versões mais novas e complicar ainda mais temos o New 2DS XL. (oi?)

Que incrível, super legal para confundir o cérebro e destruir a mente do consumidor.

Pensando nisso a Mundo Nintendo detalhou cada um, para tentar solucionar todas as dúvidas caso esteja querendo comprar ou simplesmente tem interesse em entender toda essa bagunça de siglas.

Criamos primeiramente um índice e listando toda a família 3DS e 2DS, por ordem de lançamento:

  1. Nintendo 3DS
  2. Nintendo 3DS XL
  3. Nintendo 2DS
  4. New Nintendo 3DS e 3DS XL
  5. New Nintendo 2DS XL

Nintendo 3DS – O original

O Nintendo 3DS foi oficialmente anunciado em 23 de março de 2010. Nessa data, a Nintendo apenas divulgou que esse seria o real sucessor do Nintendo DS e que mostraria imagens em 3D sem a necessidade de óculos especiais. Foi durante a E3 de 2010 que a Nintendo divulgou as primeiras imagens do aparelho.

Ele foi a primeira versão de toda essa linha, contendo o grande diferencial de “habilitar” o 3D sem óculos. Um dos grande questionamentos do aparelho na época foi o fato da Nintendo apostar em uma super portabilidade, por causa disso, em alguns momentos foi considerado um pouco desconfortável em sua na pegada, o que não oferecia um bom tempo de jogatina. Pensando nisso, anos depois a Nintendo pensou em um modelo maior, o 3DS XL.

Nintendo 3DS XL – Tela grande

O Nintendo 3DS XL, conhecido no Japão como Nintendo 3DS LL (não se perca), foi anunciado em 21 de junho de 2012 durante a Nintendo Direct e foi lançado em 19 de agosto de 2012 juntamente com o novo jogo New Super Mario Bros.


Basicamente podemos resumir esse modelo como o 3DS com tela maior. Ele não possui nenhuma característica extra e roda absolutamente todos os jogos do 3DS original, com ou sem 3D. Essa versãoe acabou solucionando o problema do conforto e pegada do controle, presente na primeira versão.

Nintendo 2DS – Mais barato

Nintendo 2DS é uma versão de baixo custo do 3DS. Lançado em 12 de Outubro de 2013 na América do Norte, Europa e na Austrália. Ele parte da família de consoles portáteis 3DS. Ou seja, roda todos jogos do 3DS original.

A estratégia por trás do 2DS é a ausência do efeito 3D, uma saída de som mais simples e uma única tela LCD, que agora reduz a possibilidade de quebrar, já que não temos a parte “dobrável” do console, assim como em outras versões.

De acordo com a Nintendo, o console foi desenvolvido com foco especialmente para crianças pequenas, o que poderia atrapalhar no desenvolvimento da visão.
Além disso, todo esse trabalho de reduz o custo do desenvolvimento e o que acaba oferecendo um valor mais em conta.

A era do “New”

“New” 3DS e “New” 3DS XL

Talvez o maior momento de dúvidas foi quando esse tal de “New” apareceu nas versões. Na prática, esse “New” significa versões dos Nintendo 3DS e 3DS XL mais fortes, tanto em processamento quanto em adicionais. Temos a lista abaixo:

  • Segundo analógico (chamado de C-Stick);
  • Dois botões extras traseiros (ZL e ZR, sendo que os antecessores só possuíam o L e o R);
  • Alteração da localização dos botões Select, Start, do inseridor de cartucho e do controle deslizante de volume;
  • Capas trocáveis (somente no New 3DS);
  • Suporte ao MicroSD e à tecnologia NFC (Para usar Amiibo);
  • Bateria de maior duração;
  • Velocidade maior de download;
  • Sistema 3D sem óculos aprimorado;
  • E alguns jogos exclusivos por causa de seu melhor processador.

Fica fácil de se confundir, não é mesmo? Vale lembrar que ainda sim, TODOS os jogos de Nintendo 3DS original e 3DS XL original, funcionam nos aparelhos com “New” na frente. Porém é importante citar existem alguns jogos exclusivos criados para o “New” como por exemplo, Xenoblade Chronicles.

“New” 2DS XL – Barato e poderoso


Agora começa a ficar mais fácil entender o motivo da Nintendo ter criado essa última versão, não é mesmo? Uma versão sem 3D, pois nem todos utilizam essa função, hardware poderoso e que funciona todos os jogos de 3DS até hoje e tudo isso com um menor custo de produção. O New Nintendo 2DS XL chegou nos Estados Unidos no dia 28 de julho custando US$ 149,99 (R$ 477). Por esse produto ser um lançamento, essa versão ainda é bem cara aqui no Brasil, e você vai encontrar por quase o mesmo preço que a versão New 3DS XL (com 3D). Então, ou vale esperar um pouco para pegar ou investir direto com 3D, mas certamente é a versão que mais vale a pena atualmente.

É ISSO. São tantas versões que fica fácil se perder no meio delas. Esperamos que tenha ficado um pouco mais claro e se possível, não deixe de compartilhar com os amigos. Dúvidas, deixe nos comentários que tentaremos responder da melhor forma possível. 🙂

você pode gostar também
10 Comentários
  1. Maggye Zumbi Comedora de Cereb Diz

    Só sugando os fãs mesmo.

  2. Jon Carrier Diz

    Muito bom. Ótimo trabalho.

    1. Vinicius Vidor Diz

      Obrigado @jon_carrier:disqus!

  3. Alexandre Xavier Diz

    Olá Vinicius, bastante esclarecedor seu texto, porém, ainda assim, gostaria que me tirasse um dúvida:
    Quero presentear minha sobrinha de 7 anos, ela é fissurada em games, qual você considera a melhor opção?
    Também gostaria de saber se é possível jogar os jogos infantis sem ter ler a legenda, já que a maioria são em inglês.
    Muito obrigado.

    1. Vinicius Vidor Diz

      Oi Alexandre, tudo bem. O melhor para iniciar seria o 2Ds, dependendo você acha a versão 3Ds no OLX barato, mas como é presente imagino que queira com garantia. 2Ds seria a melhor opção sobre os jogos, a Nintendo trabalha bem poucos jogos em português. Infelizmente, ainda teria que ser apenas com as legendas para entender o contexto do jogo que ela estará interagindo. Me adicione no Facebook e qualquer coisa tiro sua dúvida no detalhe. Desculpa a demora na resposta. Abs

  4. duducolares Diz

    Legal o texto. Tô querendo voltar a jogar um console nintendo (o último foi meu velho Super Nintendo) e estava difícil saber o que comprar com tanta sigla.

    1. Vinicius Vidor Diz

      Fale Edu, que bom que possamos ajudar de alguma forma. Se tiver alguma dúvida em específico não existe em me adicionar no Facebook e perguntar. Abs!

  5. Agnaldo Diz

    Ola eu to na dúvida agora eu achei um 3ds xl por 600$ e um new por 800$ qual Vale mais a pena ? Pensei em compra o de 600 por conta do valor mais será que a experiencia vai ser a mesma ou pouca coisa de diferença de puder responder agradeço.

    1. Vinicius Vidor Diz

      Olá Agnaldo. Depende sobre as condições de cada um. Se os dois estiverem na mesma condição, pegue o 3DS XL. Apenas vale citar que o New possui ligeiro tempo de bateria com maior duração. Em relação a experiência, os dois vão lhe oferecer exatamente a mesma! Pode ficar tranquilo. Abraço.

      1. Agnaldo Diz

        Vlw mesmo vou comprar o 3ds xl normal então obrigado.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.