Entenda o melhor tipo de cartão micro SD para seu Nintendo Switch

A gente te ajuda a escolher o melhor para o seu Switch

25

Com a chegada do Nintendo Switch, muitos questionaram sua memória interna e a necessidade de incluírem em seus consoles um cartão microSD. Agora com o final do ano, com diversos lançamentos de games chegando e exigindo um espaço relativamente considerável, isso se torna ainda mais necessário. Exemplo disso é NBA 2k18, que chegou usando um total de 27,9 GB e Fifa 18 que anunciou o seu tamanho com uma média de 15gb.

Com base nisso, como muitos desconhecem as características técnicas, achamos muito válido compartilhar esse tipo de material e deixar todos na mesma linha de entendimento. Primeiro, vamos entender os tipos de microSD disponíveis, onde basicamente existem 3 versões:

MicroSD

Suas capacidades variam de 128MB até 2GB , este tipo é bem famoso e barato, utilizado bastante em celulares para guardar fotos e arquivos, normalmente considerados como versão 1.0 e 1.1 da interface SD, possui uma capacidade de armazenamento de 16 MB a 2 GB. Podemos encontrar também esses cartões microSD clássicos no tamanho dos 4GB, mas a normalmente o tamanho oficial é delimitado em 2GB justamente por dificuldades e compatibilidade na formatação.

Apesar da Nintendo citar que suporta esse tipo de cartão. Não aconselhamos o uso, já que os mesmos não possuem um tamanho para armazenar os arquivos adequadamente e também não suportam as velocidades adequadas associadas às tecnologia de classes (vamos explicar mais para frente).

MicroSDHC

A sigla vem de High Capacity (alta capacidade), sendo uma versão mais evoluída do cartão SD tradicional ele já possui tamanhos na faixa dos 4GB até 32GB. Sendo o seu formato padrão, FAT32. Neste tipo, o SDHC possui vários níveis níveis de velocidade denominado em suas classes. (vamos detalhar mais para frente)

MicroSDXC

Aqui temos o SD Extended Capacity, cartões com a capacidade estendida, uma versão ainda mais evoluída e a mais indicada para usar no seu Nintendo Switch. Neste modelo você poderá encontrar tamanhos bem maiores, de 64GB até 2TB. A maioria dos dispositivos fabricados depois de 2010 funcionam com essa tecnologia.

O que são as Classes?

As classes indicam a velocidade dos cartões, temos 4 tipos denominados por números: 2, 4, 6 e 10. Os melhores microSDHC são os de Classe 10 que podem atingir até 12 MB/s em escrita. O número da classe pode ser encontrada no próprio cartão, envolvido por um círculo. Além disso existe o UHS Speed Class, como no exemplo abaixo presente em duas velocidades, 10mb/s e 30mb/s. Apenas para conhecimento, somente câmeras 4K recomenda-se utilizar deste tipo velocidade de leitura / gravação oferecida pelo UHS-3. (Tipo de tecnologia que aumenta consideravelmente o preço do cartão)

Sobre as classes de velocidade, vale dizer que o grau de 2 significa uma velocidade de linha de base de 2MB/s, um 4 significa 4MB / s, e assim por diante.

Para o Switch, no entanto, você terá que ter em mente a compra de cartões classificados com uma velocidade de classe 10. Uma vez que o console lê os jogos armazenados no cartão, um cartão de velocidade classe 10 vai garantir provavelmente um curto atraso de transmissão de dados entre cartão e hardware.

Agora, vale dizer que, só porque um cartão é classificado classe 10, não significa que ele só será capaz de ler e escrever dados em 10MB por segundo. Cada cartão MicroSD também tem uma velocidade nominal. Já foi percebido que a variação de tempo pode variar até em relação ao jogo que está sendo executado. Logo, a sua preocupação deve ser principalmente a velocidade de classe 10.

Cartão com I e II no final? O que é isso?

Temos ainda algo muito é questionado na hora da compra que são as segmentações de tecnologia de velocidade, mas vamos tentar esclarecer isso pra você. É importante você entendê-los pois você verá essa siglas na hora de comprar seu cartão.

Tanto o SDHC – I quando SDXC – I são denominadas tecnologias Ultra High Speed – Fase I (UHS-I) projetada com o objetivo do melhoramento de desempenho de cartões SDHC/SDXC. A especificação UHS-I permite duas opções de taxa de transferência de dados: de até 50MB/s, 104MB/s, respectivamente. O Nintendo Switch funciona nessas faixas.

O mesmo acontece para o SDHC – II quanto o SDXC – II são denominadas tecnologias Ultra High Speed – Fase II. Porém aqui as velocidades são ainda maiores sendo 156MB/s e 312MB/s.

No site oficial da Nintendo, temos esse comunicado:

supports UHS-I (Ultra High Speed Phase I) – has a read speed of 60-95MB/s (the higher the read/write speed, the better)

Logo, não precisamos gastar com modelos da Fase II. Pois o único requisito para os cartões no Switch é que eles sejam a versão Fase I, por isso você nem precisa entregar uma fortuna nesses modelos. Então você pode economizar esse dinheiro e direcionar essa verba em acessórios ou até games, por exemplo.

Afinal, qual cartão é recomendado para o meu Switch?

Com base em tudo que falamos, abaixo estão as indicações de cartões Micro SD para Nintendo Switch. Caracterizamos da seguinte forma: o exigente, o custo x benefício e o baratinho.

Vale lembrar que o post não é pago, e não estamos realizando indicações de marcas por algum fator externo. Sendo sugestões totalmente livres da própria equipe da Mundo Nintendo.

Para exigentes.

Samsung – Micro SDXC Evo+ com UHS-3

Por utilizar o UHS-3 teremos uma altíssima taxa de transferência. Não é a versão mais barata, mas realmente vai atender os exigentes que querem extrair o máximo das taxas de transferência disponíveis para o aparelho. Sendo encontrado na faixa dos 500 a 600 reais aqui no Brasil. Vale procurar na GearBest pois valor tende a ser mais barato, sendo muitas vezes encontrado faixa dos 300 a 400 reais.

Custo benefício

SanDisk – Micro SDXC Ultra Classe 10 128GB


Encontrado na faixa dos 200 reais, sendo possivelmente o mais recomendado e não é tão caro, possuindo um excelente espaço de armazenamento. Ele não virá com a tecnologia UHS-3, mas trabalha com altas velocidades de transferência e ainda sim consegue ter um desempenho muito bom, sendo ótima relação custo benefício.

Cuidado: Além da versão Ultra, a SanDisk trabalha com outras versões como a Extreme, que são bem mais caras, devido a suas velocidades, o que não trará benefício algum extra para o Switch. Para o console da Nintendo o desempenho da versão Ultra com o UHS-I, vai satisfazer tranquilamente as necessidades.

Baratinho

SanDisk – Micro SDXC Ultra Classe 10 32gb


Você se lembra que MicroSDHC suporta até 32gb? Pois então, temos uma opção que não fica para trás em questão de velocidade. Trabalhando na classe 10 você terá praticamente o mesmo desempenho de outros cartões. O valor é que ganha o coração da galera, pois pode ser encontrado na faixa dos 50 a 60 reais. O único ponto negativo é realmente o seu tamanho de armazenamento, mas que pode ser útil para aquela situação de emergência. Inclusive, por ser um tipo de cartão mais comum, caso o tenha em outro aparelho, já vale a informação que ele poderá servir perfeitamente em seu Switch também.

Complementando – Comparação mais técnica sobre Leitura e Escrita:

Não é uma conclusão direta sobre o assunto mas o canal cbutters Tech já fez alguns testes sobre os dois tipos indicados aqui, utilizando o mesmo tamanho de cartão.

Em benchmarks, o tempo de leitura é praticamente igual. Logo, carregar itens que já estejam no cartão o desempenho será bem semelhante.

Porém ficou claro que o tipo UHC-1 perde um pouco mais na escrita. Isso na prática, seria ter um download (salvando direto no SD) um pouco mais devagar, um pequeno atraso quando a aplicação precisa editar um arquivo do game ou até um atrasos mínimos no salve, mas nada que prejudicaria. Enfim, não entraremos nos itens tão técnicos pois até nós da equipe da Mundo Nintendo não sabemos como funciona o sistema do Switch de forma tão específica. Mas são pontos a serem considerados caso tenhamos dúvida naquela diferença mínima de valor.

Esperamos que esse artigo possa te ajudar de alguma forma. Sabemos que nem todo mundo possui dinheiro para desembolsar um SDXC mais potente, sendo assim mostrar que existem opções válidas e de custo benefício é o nosso objetivo.

Afinal, qual é a melhor indicação?

Cuidado com os piratas: Vale lembrar que existe muita coisa pirata por aí, e sempre vale o cuidado na hora da compra. Existem variações de cores nos produtos falsos para os originais e se certificar sobre a autenticidade do produto é sempre muito importante.

Logo, para realizar um upgrade bonito no seu Switch o indicado é comprar um cartão SDHC Classe 10 ou SDXC UHS-1 Classe 10, qualquer um desses você estará bem servido para os instalar seus jogos no Nintendo Switch.

Já comprou o seu cartão micro SD? Confira como configura-lo no seu Nintendo Switch

você pode gostar também