Fita de Super Nintendo retorna funcionando do espaço

Estudante consegue enviar o cartucho para o espaço com a ajuda de seu avô

2

Lembro-me como se fosse ontem de, muitas vezes, presenciar uma fita do meu Super Nintendo caindo, mas, graças a genialidade de quem inventou estes cartuchos, os efeitos das quedas raramente prejudicavam o jogo. Porém, um jovem de 14 anos foi além de todos os limites para testar a resistência dos cartuchos de SNES. Ronnie Doyle simplesmente enviou um de seus jogos favoritos para o espaço, afim de experimentar a durabilidade da fita. E advinha? Ela continua funcionando!

Imagem relacionada

O teste foi um presente de aniversário dado por seu avô. Com a ajuda dele, Doyle, usou uma espécie de aparato com um balão de gás hélio, que alcançou a altura de 100 mil pés (cerca de 30km) de altura. Para não prejudicar o desempenho do equipamento, o estudante teria que escolher um pequeno objeto para ser levado ao espaço e, assim, documentar os efeitos gravitacionais em vídeo.

Na ocasião, um cartucho do RPG Earthbound foi designado para ser o “passageiro” desta missão que, após o período de voo, voltou a Terra são e salvo. Graças a um GPS acoplado no dispositivo, Doyle conseguiu encontrar o item sem tanta dificuldade. Mas, as surpresas não param por aí, pois a fita original continua funcionando corretamente.

“O processo de enviar o jogo foi muito assustador. Esse é um jogo de US$ 200 dólares que tinha uma grande chance de não voltar inteiro. O cartucho foi furado dos dois lados para garantir uma viagem segura, mas eu decidi correr esse risco”, disse o rapaz em entrevista ao portal Kotaku.

Até a publicação desta matéria, Doyle disse que pretende manter o único cartucho de Earthbound a ir para o espaço em sua coleção pessoal de jogos retros, contudo vai considerar as ofertas de compradores dispostos a gastar um dinheiro considerável neste “astronauta”.

Veja como foi esse experimento maluco:

Earthbound

A trama se passa na cidade de Onett, no ano de 199X. Ness, um garoto normal que, depois de um meteoro cair quase do lado de sua casa, conhece nas redondezas do meteoro Buzz Buzz, um inseto de vários anos no futuro que o mandou para uma jornada para acabar com Giygas, o “destruidor cósmico de planetas”. Nessa jornada, Ness terá que buscar por oito santuários as forças da Terra para ter força necessária para destruir Giygas.

Em EarthBound você não vai encontrar espadas, dragões e nada parecido. Mas vai se deparar com hippies alucinados, criaturas espaciais como o gentil Mr. Saturn que tem um lacinho amarrado na cabeça e tem sua própria cidade que só eles conhecem. Durante a aventura é melhor estar pronto para referências aos costumes suburbanos e ideias de que lá no fundo toda pessoa pode ser malvada como, por exemplo, um vizinho.

você pode gostar também