Resumo da 78ª Reunião Geral Anual de Acionistas da Nintendo

Resumimos tudo, confira todos os planos e promessas da Nintendo

0

Durante a sua 78ª Reunião Geral Anual de Acionistas, que aconteceu no mês de Junho a Nintendo comentou sobre seus planos futuros, e respondeu algumas questões. Sem mais delongas vamos ao resumo:

Expectativas de vendas

A Nintendo tem um grande objetivo em mente para o ano fiscal que termina em Março de 2019. A empresa está alvejando 20 milhões de unidades de hardware vendidas para o Switch, junto com 100 milhões de unidades de software – jogos. O ex-presidente, Tatsumi Kimishima,  diz :

“Nossas metas de vendas para hardware e software da Nintendo Switch durante este ano fiscal não será um desafio fácil de cumprir, mas estamos colocando todos os nossos esforços nisso… Uma comparação simples, unidades vendidas durante o primeiro trimestre deste ano fiscal pode não parecer tão boa quanto no ano anterior. No entanto, isso é algo que esperávamos, portanto, essa mudança está dentro das expectativas quando analisamos nossa programação de jogos para o resto do ano fiscal.”

Nintendo Labo

Sobre a nova maneira de jogar videogame inovadora da Nintendo, eles dizem que estão “gratos pela tremenda resposta [positiva] ” e comentam que o LABO é um produto diferente, e completam dizendo :

“…  a rota de vendas e o fluxo até atingir os consumidores também diferem. Prevemos que os pais comprem para seus filhos, por exemplo, o que potencialmente requer uma oportunidade para fazer uma compra como um aniversário, Natal ou férias de verão. É por isso que atualmente estamos focados em garantir que os consumidores compreendam plenamente o apelo do produto… esperamos que o Nintendo Labo se torne um tópico de interesse para todos os tipos de pessoas.”

Problemas na produção do Switch 

iFixit

Quando a Nintendo estava tentando manter o Switch nas prateleiras das lojas no ano passado, um dos problemas encontrados foi adquirir peças para realmente produzir o console.  De acordo com o executivo Hirokazu Shinshi, a Nintendo recebe cooperação dos fabricantes e que a empresa “compartilha com muitos deles nossa visão”. Shinshi antecipa que algumas partes ainda não serão fáceis de encontrar, mas acredita que a Nintendo ainda seja capaz de cumprir suas previsões.

Shinshi, juntamente com o ex-presidente da Nintendo, Tatsumi Kimishima, compartilhou o seguinte:

” Foi difícil no ano passado, e não foi fácil adquirir peças, como memória e componentes, mas acho que os fabricantes estavam excepcionalmente dispostos a cooperar conosco. Continuaremos nossas conversas com os fornecedores para garantir que estamos obtendo suprimento adequado a um preço que é o mais próximo do que estamos procurando. Quanto às quantidades de produção durante este ano fiscal, acredito que podemos ter as unidades prontas para atender às nossas previsões.”

Parque Temático e uso de Personagens Nintendo

Quando questionado sobre suas IPs, a Nintendo comenta a parceria com a Universal Studios Japan e os atuais produtos da empresa. O ex-presidente Tatsumi Kimishina e Shigeru Miyamoto forneceram alguns comentários sobre isso.

Kimishima fala que faz parte da  iniciativa de expandir a população que têm acesso aos personagens Nintendo e de atrair um número cada vez maior de consumidores para o videogame. Miyamoto complementa dizendo :

Nosso plano para o negócio de parques temáticos é começar abrindo nossa área SUPER NINTENDO WORLD dentro do Universal Studios Japan antes das Olimpíadas de Tóquio, e depois expandir para Universal Studios em Hollywood e Orlando. Licenciamos … e estamos trabalhando em conjunto com a Universal Parks & Resorts e a Universal Studios Japan neste projeto colaborativo. Também estamos discutindo uma variedade de outros projetos que fariam uso ativo do nosso IP.

Cross-Play

Jogar entre plataformas foi um tópico discutido durante a Assembleia de Acionistas, um participante mencionou nomes como Fortnite e Minecraft e a Nintendo foi convidada a falar sobre as relações que tem com outros editores e iniciativas para títulos multiplataformas. Kimishima disse:

“O crossplay basicamente vem de conversas entre editores e detentores de plataformas. Estamos dispostos a fazer o que pudermos para ajudar os editores a incorporar crossplay quando é isso que eles querem.”

Comentário das Ações de Mercado

As ações podem ser inconstante e muitas vezes previsível. Quando há boas notícias, as chances são de que o preço suba, más notícias o preço cai. No final da Direct E3, muito foi discutido sobre o preço das ações da Nintendo. A empresa foi questionada sobre isso, Kimishima e o diretor executivo Shinya Takahashi analisaram a situação, afirmando:

“Entendo que os preços das ações são determinados pelas condições gerais do mercado de ações e pela oferta e demanda e expectativas de marcas individuais. Não creio que seja adequado para nós falarmos com os acionistas sobre o preço adequado das ações da Nintendo, já que isso é para o mercado decidir com base nas suas expectativas em relação aos negócios da Nintendo. Mais importante do que tomar medidas sobre o preço das ações é esclarecer nossos planos de negócios futuros para que eles possam ser avaliados no mercado e, presumo, levar ao preço da ação que você espera.”

Monetização em jogos Mobile

A Nintendo já experimentou alguns modelos de monetização para seus jogos para celular até o momento. Com Super Mario Run, você só precisa pagar uma vez para desbloquear tudo. Fire Emblem Heroes vai para uma abordagem free-to-play.

O ex-presidente Tatsumi Kimishima, diz que ao decidir como cobrar por um aplicativo de smartphones, é considerado cada um individualmente com base em fatores como a mecânica do jogo, as características do IP usado, quem serão os consumidores, suas necessidades e assim por diante. 

Promessa de Jogos Indies

Takahashi disse que já são milhões de indies vendidos no Switch, e a Nintendo está “querendo lançar cerca de 20 a 30 jogos independentes” no sistema a cada semana no futuro. Ele ainda acrescentou:

“Estamos trabalhando atualmente para alcançar 1.500 títulos de software desenvolvidos para plataformas Nintendo usando Unity. Durante o desenvolvimento no Nintendo Switch, criar um ambiente de desenvolvimento onde seria fácil criar jogos era uma das nossas principais prioridades.’

Nintendo Switch Online

Nintendo Switch Online será lançado em setembro. Os principais aspectos do serviço foram detalhados, incluindo acesso a jogos on-line, jogos clássicos, salvamentos na nuvem e ofertas especiais. De acordo com Tatsumi Kimishima, teremos “um pouco mais de informação à medida que nos aproximamos do lançamento oficial”.

Mais anúncios por vir

Com grandes títulos chegado até o final ano fiscal, a Nintendo foi questionado sobre lançamentos neste intervalo, e se teriam algo “atraente”. Em resposta, o ex-presidente disse :

“Ainda não está no ponto em que podemos anunciar toda a nossa linha de produtos, incluindo os produtos que serão lançados durante as festas de fim de ano.” 

Esse foi nosso grande resumo da Assembleia de Acionistas da Nintendo, tentamos esclarecer tudo para vocês. O que achou ? Gostou dos planos e promessas da Nintendo ?

você pode gostar também