Sonic é bom? Confira nossa análise de Sonic Mania

0

Sabemos que Sonic já teve algumas épocas boas e ruins, mas ainda sim Sonic é uma franquia que sempre tentou provar, assim como o Mário, como é um dos ícones mais queridos dos videogames.

Em Sonic Mania, a desenvolvedora PagodaWest Games e Headcannon traz Sonic de volta às suas raízes clássicas de 2D side scrolling ou side-scroller, expressão usada no inglês para jogos onde a câmera é somente lateral, ou seja, só vemos um lado do ambiente. Com inspirações diretas nos jogos de 16 bits que tornaram Sonic o que é hoje. O game retorna de forma corajosa estilo retro e mostra que realmente não importa quanto tempo passa, o game do ouriço ainda pode encantar muita gente.

Sonic Mania

Tudo igual, mas diferente

Temos agora 12 zonas, entre elas temos Zonas clássicas dos jogos Sonic da época do Mega Drive, como Chemical Plant, Stardust Speedway e Lava Reef, junto de novas áreas como Studiopolis e Mirage Saloon. Vale destacar que o design temático e de nível em cada um é colorido e criativo. Tudo é muito exploratório e a cada tentativa de descoberta, novas coisas acontecerão (xiu, spoiler)
Temos ainda as zonas antigas, mas a Sega não se contentou apenas traze-las, elas agora estão repletas de novos segredos. Eles são maiores, mais elaborados e cheios de armadilhas envolvendo o jogador em uma mistura de novidade e nostalgia que realmente surpreende.

Nota-se a evolução e detalhes para o Sonic Mania

Não foram só as fases que tiveram modificações interessantes. A (antiga) nova arte de Sonic no modelo 2D pixelada traz o famoso clássico Sonic mas com um cuidado maior em luz e novas tonalidades de azul que deixaram o ouriço ainda mais bonito. Além do trabalho muito interessante nos elementos e camadas da fase, digo isso pois os elementos de fundo estão mais detalhados e possui mais movimento.

Trilha Sonora – Nostalgia pura

É amigo, aqui a coisa mexe com o coração e principalmente seus ouvidos. Se você é fã assíduo de Sonic, ou jogou na época das antigas, é aqui que a coisa fica muito bem feita. A PagodaWest Games e Headcannon tiveram uma preocupacao signficativa com trilha sonora, ela está magnífica. Logo nos 5 primeiros minutos de game, você percebe que são exatamente as mesmas músicas clássicas dos antigos jogos mas repleta de remixes associadas com composições totalmente novas, fazendo com que a sensação seja de algo familiar, porém novo. Incrível!

Jogabilidade

Sobre os controles, tudo ok. Se você jogava no Mega Drive e gostava, vai se sentir em casa por aqui. Não houve nenhuma melhoria, e não me leve a mal, não que seja ruim mas parece que neste item não houve uma preocupação/atenção de melhoria. No Switch, temos uma resposta rápida dos controles, o que salva essa experiências graça ao próprio hardware, fazendo isso de forma nativa.
Sobre a câmera, talvez seja um dos pontos a se falar, possivelmente você já deve ter se pegado questionando o uso do side-scroller dentro de Sonic de uma forma geral, mas principalmente em Sky Chase Zone, por exemplo, onde precisávamos, em um determinado momento da fase, uma grande movimentação de tela, o que acaba nos prejudicando. E isso você ainda terá problemas aqui. O fato da nova produtora tentar trazer tudo como era antes, também envolve trazer coisas que nos irritavam, mas são detalhes que possivelmente não afetarão o jogador durante a maior parte do tempo.

Fases Bônus? Muitas!

Certamente a Sega desempenhou um trabalho bem pesado de desenvolvimento nos estágios bônus, pois há inúmeros fases especiais escondidas por todas as fases principais, você precisará conquistar para coletar o Chaos Emeralds e ver o final “verdadeiro” da Sonic Mania. Enquanto jogávamos passamos por níveis especiais como onde corremos atrás de um OVNI em um formato agora 3D, coletando esferas e anéis azuis que aumentam a velocidade.

Inicialmente parece fácil, mas pode ter certeza que terá momentos de raiva pois terá barreiras que bloqueiam seu caminho no chão, e a detecção de colisão em alguns objetos parece estar mal desenvolvidas. Logo em alguns momentos de fases bônus, a experiência pode ser um pouco frustante.

Review externo:
Conversando com outro colega que já testou o game ele teve uma opinião particular muito curiosa em relação as fases bônus: declarando a construção e implementação das fases bônus muito exageradas dentro das fases principais, sendo em alguns momentos cansativo passar por todas elas, mas isso é relativamente muito pessoal. Talvez a inserção desses modelos variados é justamente o que torna Sonic mais flexível não deixando o jogador apenas no 2D linear em fases principais.

Temos algumas funcionalidades vindas de Sonic 3, onde podemos encontrar pontos de verificação espalhados pela fase, mas elas não desbloquearão esmeraldas, mas sim recursos bônus como um teste de som ou até mesmo mini-jogos ocultos. Inicialmente eles são bem tranquilos, mas completá-los de forma total levará um bom tempo e prática.

Nossa análise foi baseada na versão de Nintendo Switch que está disponível na eShop por $19,99. O game também está disponível para PS4 e Xbox One, já a versão PC o game chegará dia 29 de agosto.

Nosso veredito está abaixo, e fique ligado para mais Análises como essa aqui na Mundo Nintendo.

Sonic Mania é uma paulada nostálgica na cabeça de muitos mostrando que o retro feito da maneira certa terá sempre o seu lugar ao Sol, fazendo com que os jogadores sintam sensações de nostalgia associadas ao mesmo tempo com novidade. Apesar de alguns tropeços, o jogo é sim muito divertido, fazendo o jogador realmente querer voltar para explorar mais. Realmente é uma bela homenagem aos fãs da série de longa data, sendo exatamente tudo o que estavam pedindo e um pouco mais. Se você nunca jogou no Mega Drive, é o momento de dar uma chance.

90%
Excelente!

Veredito

Sonic Mania é uma paulada nostálgica na cabeça de muitos mostrando que o retro feito da maneira certa terá sempre o seu lugar ao Sol, fazendo com que os jogadores sintam sensações de nostalgia associadas ao mesmo tempo com novidade. Apesar de alguns tropeços, o jogo é sim muito divertido, fazendo o jogador realmente querer voltar para explorar mais. Realmente é uma bela homenagem aos fãs da série de longa data, sendo exatamente tudo o que estavam pedindo e um pouco mais. Se você nunca jogou no Mega Drive, é o momento de dar uma chance.

  • Nota
você pode gostar também